Viação Piracicabana

Baixada Santista, 10 de dezembro de 2018 (Segunda-feira)

Institucional » Ações Sociais

O consumo consciente é uma tarefa que todos podem realizar diariamente, tanto em seu local de trabalho como em casa, para preservar o futuro do Planeta. A Viação Piracicabana, pensando sempre na sustentabilidade e na preservação do Meio Ambiente, realiza algumas ações que contribuem com o planeta, como o reuso da água, o gerenciamento de lâmpadas fluorescentes, higienização de panos, reciclagem de óleos, graxa e outros materiais, coprocessamento de filtros de óleo, latas de tinta e afins, e compromisso no controle de emissão de fumaça emitida pelos ônibus.


A empresa adotou o sistema de reuso da água em todas as garagens para a lavagem diária dos ônibus, que consiste no sistema de reciclagem de água, diminuindo significativamente o volume que é usado. 


Além disso, há o gerenciamento de resíduos, que consiste na separação de materiais como lâmpadas, filtros, borracha, óleos e latas de tintas, para a destinação em local adequado. Óleos e graxa também são encaminhados para a reciclagem, após serem armazenados em um tanque subterrâneo, tambor ou tonel (recipiente para líquidos), onde são filtrados e adicionados produtos para serem utilizados. Os filtros de óleo, latas de tinta e afins são encaminhados para o coprocessamento, ou seja, a destruição térmica de resíduos em fornos de cimento. 


A Viação Piracicabana tem o compromisso com o Meio Ambiente também no controle de emissão de fumaça, a fim de diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, bem como, evitar que tais gases se transformem em fumaça preta. Para assegurar uma menor emissão de poluentes, todos os anos uma nova frota de veículos entra em circulação, com ônibus cada vez mais modernos e motor de gerenciamento eletrônico.


Todos os veículos são submetidos ao teste de Opacímetro, no qual se mede o nível de emissão de gases estabelecido pela Legislação vigente. O relatório destes testes é enviado mensalmente para a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), órgão ambiental fiscalizador do Estado de São Paulo. Além dessas ações, os colaboradores são treinados a praticar a consciência ambiental diariamente, contribuindo com a preservação do meio ambiente, dentro e fora da empresa.